Notícias

Notícias da Câmara



AVISO DE DISPENSA DE LICITAÇÃO 18/2025

Visualize fotos

A Câmara Municipal de Alumínio, CNPJ 58.987.652/0001-41, em conformidade com o art. 75, § 3º, da Lei Federal nº 14.133/2021, Nova Lei de Licitações e Contratos Administrativos, torna público que a Administração pretende realizar a contratação de empresa especializada para Prestação de serviço de suporte técnico e consultoria relacionada à estrutura de T.I. da Câmara Municipal de Alumínio, em todos os servidores, estações de trabalho, notebooks, Access Points, DVRs/NVRs, roteadores, switches, RouterBoard, firewall appliance, impressoras e softwares, com sistemas operacionais diversos, e relacionados que se encontram no órgão conforme descrição:

 

 

Especificação Serviços TI  - Câmara Alumínio 2025

 

1. Objeto: Prestação de suporte técnico e consultoria relacionada à estrutura de T.I. da Câmara Municipal de Alumínio, em todos os servidores, estações de trabalho, notebooks, Access Points, DVRs/NVRs, roteadores, switches, RouterBoard, firewall appliance, impressoras e softwares, com sistemas operacionais diversos, e relacionados que se encontram no órgão.

2. Estrutura de TI da Câmara

Atualmente o parque de equipamentos da Câmara consiste nos seguintes equipamentos de TI:

 

32 Desktops com monitor (incluindo servidores)

26 Notebooks

32 nobreaks

20 Impressoras Tanque de Tinta A4

01 Impressora (Tanque de Tinta) A3

03 Impressoras Laser Mono

02 Impressoras Laser Color

3 Switches 24 portas

4 Access Points Gerenciáveis

2 Scaner de Mesa

01 Firewall de Borda

01 DVR (16 canais analógicos)

01 NVR (08 saídas PoE)

 

O número de servidores, estações de trabalho e equipamentos é suscetível de alteração, na vigência contratual, ou seja, a contratada deverá prever toda e qualquer instalação/manutenção que se fizer necessária, sem custos adicionais para a Câmara caso haja aumento da quantidade de equipamentos.

 

3 Funções da Contratada

3.1 A contratada deverá prestar suporte técnico: de segunda à sexta, das 08:00 às 18:00 hs de forma remota e/ou presencial sem limite de chamados.

3.2 A contratada deverá efetuar visitas in loco periódicas (no mínimo 2 vezes por semana, totalizando 8 horas semanais) à Câmara;

3.3 Instalação, configuração e manutenção (corretiva e preventiva) dos hardwares e softwares de todos os servidores, desktops e notebooks além do gerenciamento e monitoramento.

3.4 Suporte e Administração de Redes

Principais atividades:

(a) monitoramento, configuração, instalação, substituição e manutenção de ativos de rede (switches e roteadores wireless), incluindo atualização de firmware, e criação e manutenção de rotas e VLAN para atender as necessidades de conectividade;

(b) configuração de rede LAN;

(c) análise e correção de falhas de conectividades dos dispositivos que compõem a rede LAN;

(d) auxílio no diagnóstico e análise de desempenho dos circuitos da rede;

(e) sustentação de serviços básicos de rede, que proveem acesso dos usuários a informações e recursos (entre esses serviços, incluem-se, mas não se limita a, os servidores de DNS, DHCP, proxy, controladores de domínio, intranet, repositório de atualização Windows (WSUS – Windows Server Update Services), repositório de atualizações, monitoramento da rede, bases de dados LDAP, firewalls e servidores de arquivos Windows);

(f) manutenção preventiva do domínio local (Exemplo: verificar se as contas de usuários estão em suas respectivas Unidades Organizacionais; verificar se existe apenas um Serviço DHCP autorizado e ativado por unidade; verificar se escopo DHCP está configurado de acordo com os padrões da contratante; verificar se a nomenclatura dos objetos do Active Directory (estação, impressora, Grupos) está de acordo com os padrões da contratante; verificar se a estrutura de Diretórios do servidor de arquivo está de acordo com o padrão da contratante; verificar se a permissão no servidor de arquivo está aplicada de acordo com os padrões da contratante; verificar se a política de backup está implementada de acordo com os padrões da contratante; verificar se houve remoção de Domain Controler da unidade);

(g) manutenção preventiva dos computadores (Exemplo: Verificar se a nomenclatura das estações e impressoras está de acordo com os padrões da contratante; verificar se os grupos padrão (definido da contratante) estejam dentro do grupo administradores; verificar se os compartilhamentos administrativos estão habilitados; verificar se o Firewall está habilitado);

(h) elaboração e manutenção de scripts de logon e políticas de grupo (Group Policies) com o objetivo de automatizar instalação, liberação ou restrição de recursos nas estações de trabalho (desktops);

(i) elaboração de scripts e packages para a instalação de softwares;

(j) elaboração e implementação de processos e soluções de TI que reduzam a complexidade na administração dos servidores e serviços de rede, além de auxiliar na elaboração de documentos e especificações técnicas referentes aos projetos de TI relativos à rede de comunicação;

(k) implementação de ações e procedimentos para a melhoria contínua dos aspectos de segurança da informação e ampliação dos serviços de TIC, como a criação de VLAN, fixação de portas de switches às estações de trabalho, controle de acesso por endereço MAC, revisão dos direitos de acessos dos usuários, controle do acesso lógico a locais restritos, implantação de criptografia em serviços, certificação digital, entre outros;

(l) manter atualizada a documentação da configuração e da topologia de rede da unidade;

(m) realização de testes de conectividade aos sistemas internos e externos;

(n) manter atualizado o inventário dos servidores e ativos de rede;

(o) instalação, monitoramento e manutenção de redes sem fio;

(p) acompanhamento da manutenção e instalação de links;

(q) monitoramento do domínio, verificando se todas as estações estão no domínio; o funcionamento do WSUS; se o serviço de inventário foi inicializado de modo automático, se os softwares padrões foram instalados;

(r) instalação e manutenção de servidores de impressão em ambiente Windows;

(s) organização de racks e cabeamento estruturado;

(t) Criar, gerenciar, prestar suporte e elaborar VPNs para a contratante, podendo estas serem entre as unidades/localidades (site-to-site) ou para usuários externos (client-to-site) ou ainda para parceiros/prestadores de serviços (quando autorizados pela contratante).

3.5 Sustentação de Servidores

Principais atividades:

(a) execução dos procedimentos necessários à manutenção do ambiente de produção, incluindo a instalação e configuração do agente de monitoramento nos servidores, o monitoramento de serviços e logs de serviços e análise de desempenho;

(b)monitoração do desempenho dos softwares básicos (sistemas operacionais) utilizados pela contratante, efetuando os ajustes necessários à otimização e ao melhor nível de desempenho dos recursos de software e hardware, prevenindo problemas que possam impactar na disponibilização dos sistemas aplicativos e atuando tempestivamente em situações críticas não previstas;

(c) instalação e configuração para uso de novas versões dos sistemas operacionais a fim de agregar novas funcionalidades, manter a atualização tecnológica e a conformidade com o suporte do fornecedor;

(d) manutenção preventiva de Servidores de Rede (exemplo: verificar a atualização do sistema operacional dos servidores, a instalação e atualização do software de antivírus, a instalação do agente de software de gerenciamento de rede; se a configuração de herança de segurança nas pastas está habilitada);

(e) realização de manutenções necessárias para solução de problemas com a aplicação de fixes, patches, Service Packs, e qualquer outra ação preventiva e corretiva nos softwares utilizados, manter atualizados os firmwares como recomendado pelos fabricantes, executando procedimentos que busquem eliminar, de forma permanente, problemas e incidentes repetitivos que afetem a infraestrutura de TI;

(f) instalação e atualização de servidores, sistemas operacionais, pacotes, drivers, firmwares, acompanhamento e acionamento de serviços de suporte e garantia e quaisquer outros componentes necessários à correta operação dos servidores, storages, switches e serviços hospedados nos servidores da contratante;

(g) elaboração, manutenção e disponibilização da documentação relacionada com os procedimentos e fluxos operacionais para o ambiente de TI da contratante;

(h) auxílio nas definições dos critérios e procedimentos de automação dos processos de suporte e produção;

(i) ações visando garantir a operacionalidade, acessibilidade, disponibilidade e integridade (adequação aos padrões de configurações estabelecidos da contratante) dos softwares de gerência e respectivos servidores;

(j) implementação das políticas, processos, procedimentos e funções de software e hardware, determinado da contratante, objetivando maior proteção da informação e minimização dos riscos de segurança da informação no ambiente computacional;

(k) participação no planejamento da instalação/implantação/alteração na estrutura de TI da contratante, realizando testes de software, avaliações e liberações; inclusive na elaboração do acordo de nível operacional e respectivo cronograma em conformidade com os acordos de serviços;

(l) instalação e configuração, para uso da contratante, de componentes de infraestrutura tecnológica tais como: servidores, antivírus, storages, switches, proxy, roteadores wireless, periféricos e ativos de rede;

(m) gerenciamento das aplicações cliente-servidor da contratante, monitorando os processos e publicando aplicativos em produção, garantindo total disponibilidade de sistemas

(n) definição de processos e codificação de rotinas para automatização de servidores Windows da contratante;

(o) instalação, configuração e manutenção da solução de backup utilizada da contratante, com verificação contínua da realização correta das rotinas de backup e a realização periódica de restores de backup a fim de validação do procedimento;

(p) geração de imagens (backup) de sistemas operacionais e sistemas básicos dos servidores;

(q) instalação, configuração e manutenção dos ambientes de sistemas de informação, aplicações e serviços em suas respectivas tecnologias, tais como Servidores WEB MS-IIS e Apache ou qualquer outro que a contratante julgar necessário;

(r) instalação, configuração e manutenção dos ambientes de apoio utilizados pela contratante;

(s) geração de relatórios de continuidade de negócios com indicadores de capacidade e disponibilidade dos servidores e serviços tecnológicos, além de projeções de elevação do uso dos recursos computacionais da contratante;

(t) gerenciamento e monitoramento dos servidores, serviços e sistemas críticos do ambiente tecnológico da contratante;

(u) gerenciamento da capacidade e disponibilidade dos servidores, sistemas de informação, aplicativos e serviços;

(v) elaboração de relatórios de diagnósticos apontando as causas e as ações necessárias à resolução dos problemas de desempenho que envolva a infraestrutura de TIC da contratante;

(w) utilização de recursos como consolidação e virtualização de servidores e serviços com o intuito de aumentar o desempenho e a disponibilidade dos serviços de TIC, desde que as tecnologias e arquiteturas utilizadas tenham sido formalmente aprovadas pela contratante;

(x) execução de trabalhos de consolidação, virtualização, configuração de cluster e distribuição de carga, a instalação de novos softwares e hardware solicitados pela contratante a qualquer momento, mesmo que não descrito neste plano de Contratação.

 

3.6 Gerenciamento de Acesso

Principais atividades:

(a) inclusão e manutenção de usuários de rede e sistemas, além da manutenção e criação de grupos de usuários;

(b) administração de solução de gestão de usuários e domínios, com definição de hierarquia, configuração de usuários, grupos, grupos dinâmicos, integração com outros produtos, autorização de acesso, política de senhas, política de estações e servidores, replicação, redundância, resolução de problemas e outros, nas plataformas utilizadas pela contratante;

(c) administração do ambiente de firewalls, com atividades de criação de regras de acesso e bloqueio, liberação de portas, resolução de problemas de acesso, administração de ambiente de firewall operacional, nas plataformas utilizadas pela contratante;

(d) administração de ambiente corporativo de antivírus, com configuração de estações, servidores de distribuição, remoção de vírus, resolução de problemas, manutenção dos servidores e suporte às unidades, nas plataformas utilizadas pela contratante;

(e) Monitoramento do antivírus corporativo, verificando se o antivírus está instalado e atualizado, se todas as estações estão atualizadas e direcionadas para buscar as atualizações no endereço correto;

(f) auxílio na administração de solução de gestão de conteúdo Internet, propondo criação de regras, aplicação de políticas, bloqueio e desbloqueio de endereços, resolução de problemas, nas plataformas utilizadas pela contratante;

(g) administração de solução de detecção e prevenção de intrusões, incluindo configuração e testes de regras, filtragem de tráfego malicioso, resolução de problemas, atualização de regras, e outros, nas plataformas utilizadas pela contratante;

(h) análise e correlação de eventos de segurança, nas diversas ferramentas e sistemas existentes;

(i) administração de servidores de Proxy-cache para acesso Internet, incluindo configuração e manutenção de serviços, realização de novas implementações, gestão de conteúdo, autenticação de usuários, resolução de problemas, na plataforma utilizada pela contratante;

(j) administração de ambiente de sincronização de horário corporativo, incluindo

verificação de funcionamento, monitoria, testes de sincronismo, implementação em ambientes diversos, na plataforma utilizada pela contratante;

(k) realização de análises de segurança dos sistemas de informação, aplicativos e serviços de TIC;

(l) análise de conformidade / aderência a políticas e normas de segurança, incluindo a elaboração de relatórios técnicos indicando práticas a serem aplicadas em cada serviço para atender às normas de segurança;

(m) identificação dos incidentes abertos no Service-Desk que representam falhas de segurança;

(n) análise e proposição de forma segura para provimento de novos serviços que poderão ser implantados na rede;

(o) administração das ferramentas de gerência de rede e segurança, incluindo verificação de logs, configuração dos equipamentos, gerência de configuração entre outros; e

(p) verificação do funcionamento dos ativos de segurança, incluindo disponibilidade, discos, carga de CPU, utilização de rede, via ferramenta de monitoramento, com as devidas medidas para solucionar os problemas encontrados.

3.7 Apoio na resolução de problemas e novas soluções para as estações de trabalho;

3.8 Instalação, configuração e gerenciamento / administração dos equipamentos instalados na contratante, incluindo roteadores, switches, routerboards, firewall appliance, Backups, e outros equipamentos relacionados à estrutura de informática da contratante;

3.9 Apoio nas configurações das impressoras instaladas na contratante (rede e/ou local);

3.10 Relatórios mensais dos serviços executados durante o período, tanto das visitas periódicas no local quanto das ações efetuadas remotamente nos servidores, equipamentos e na rede;

3.11 Consultoria ao departamento de TI interna, sobre melhores práticas, soluções às dificuldades do dia-a-dia, sugestão de novos serviços e equipamentos;

3.12 Gerenciamento dos equipamentos de Firewall Appliance/routerboard, e outros equipamentos que forem necessários para assegurar a segurança e comunicação.

3.13 Gerenciamento do antivírus corporativo

 

4 Estações de Trabalho

• Sistemas Operacionais: Windows 7, 8, 10 e 11.

 

 

JUSTIFICATIVA: A contratação de prestação de serviços especializados na área de Tecnologia da Informação, conforme está especificada no Termo de Referência (ANEXO) é fundamental para o funcionamento desta Câmara, considerando que a maioria das atividades realizadas é informatizada, sendo necessário o uso de aplicativos, sistemas, equipamentos e recursos ligados à informática, de forma que os recursos tecnológicos são essenciais ao desenvolvimento das competências legais dessa entidade. Portanto, para que a Câmara possa garantir o bom funcionamento dos equipamentos e recursos utilizados, faz-se necessária a prestação de serviço técnico especializado nessa área, com o objetivo de fazer com que a instituição funcione de forma segura, eficiente e estável em termos de tecnologia. Além disso, nos últimos anos, a entidade já se deparou com algumas situações que requereram medidas emergenciais na resolutividade de problemas relacionados aos computadores e aos serviços de redes, demonstrando a necessidade da prestação de um serviço mais estruturado e incorporado na rotina de trabalho dos servidores. Deve ser destacado que a Câmara não possui em seu quadro funcional nenhum cargo com atribuições específicas para a prestação dos serviços objeto da presente licitação.  Mediante a contratação da prestação de serviços pretendida, busca-se alcançar os seguintes resultados: melhoria na qualidade de atendimento aos munícipes; diminuição do tempo de resposta aos incidentes, problemas e requisições, com a consequente redução do tempo de restauração do funcionamento normal dos serviços; execução dos serviços objeto do contrato de acordo com as políticas de Tecnologia da Informação; a reduzir o número de incidentes; otimização do uso de recursos humanos, materiais e financeiros e melhoria da produtividade e da organização.

 

DOTAÇÃO ORÇAMENTARIA: 01.01.01.01.031.0101.2.003-3.390.40.00 Serviços de Tecnologia Informação e Comunicação - PJ

 

Preço estimado total de R$ 54.765,84 (cinquenta e quatro mil setecentos e sessenta e cinco reais e oitenta e quatro centavos). Para 12 (doze) meses.

 

Os serviços serão realizados na Câmara Municipal de Alumínio.

 

 

Eventuais interessados podem apresentar proposta de preço no prazo de 03 (três) dias úteis, oportunidade em que a Administração escolherá a mais vantajosa.

 

As Propostas deverão ser encaminhadas até 19 de maio de 2025.

 

Interessados enviar proposta para:

compras@camaraaluminio.sp.gov.br  

com cópia para:

victorfaria@camaraaluminio.sp.gov.br

 

Alumínio, 14 de maio de 2025

 

 

 

JEDIEL HOSANA DE CARVALHO

Presidente





Publicado em: 14/05/2025 16:56:15