Em 9 de agosto é celebrado o Dia Internacional dos Povos Indígenas do Mundo, com o intuito de aumentar a conscientização sobre a importância desses grupos populacionais. A data, adotada em dezembro de 1994 pela Resolução 49/214 da Assembleia Geral da ONU, marca o dia da primeira reunião do Grupo de Trabalho da ONU sobre Populações Indígenas da Subcomissão para a Promoção e Proteção dos Direitos Humanos, realizada em Genebra em 1982.
O dia é dedicado a homenagear e reconhecer as tradições dos povos indígenas e promover a conscientização sobre a inclusão dos povos originários na sociedade, alertando sobre direitos e reafirmando as garantias previstas na Declaração das Nações Unidas sobre os Direitos dos Povos Indígenas.
É dever de todo cidadão não somente respeitar, mas também contribuir para a garantia dos direitos dos povos originários.
A Declaração das Nações Unidas sobre os Direitos dos Povos Indígenas foi adotada em 2007 e é um marco importante na proteção dos direitos dos povos indígenas em todo o mundo. Ela estabelece normas mínimas para a sobrevivência, dignidade e bem-estar dos povos indígenas, reconhecendo que eles têm direitos coletivos e individuais que devem ser respeitados e promovidos. Para conhecer na íntegra a Declaração das Nações Unidas sobre os Direitos dos Povos Indígenas, clique no ícone abaixo.
Fontes: site da Unesco https://www.unesco.org/pt ; site do Senado Federal https://www12.senado.leg.br/hpsenado ; site da Agência da ONU para Refugiados (ACNUR) https://www.acnur.org/br .